Workshop A dança com Leques: Um A•B•C para aflorar a criatividade burlesca
Essa oficina tem como objetivo proporcionar um breviário de práticas com alguns dos principais elementos e movimentos que permeiam a criação artística com leques (retráteis ou estilo abanico fixo). Não é necessário ter leques em casa para participar da oficina, mas caso tenha leques, sinta-se livre.


Horário e local
12 de mar. de 2021, 15:00 – 17:00
Ao Vivo, no Zoom.
Sobre o evento
- O que você vai aprender?
Esse workshop tem como objetivo proporcionar um breviário de práticas com alguns dos principais elementos e movimentos que permeiam a criação artística com leques (retráteis ou estilo abanico fixo). Não é necessário ter leques em casa para participar da oficina, mas caso tenha leques, sinta-se livre para usar durante a oficina, mas caso não, leia até o final. A oficina é dividida em três momentos para facilitar o aprendizado;
• Mitopoética: Breve histórico do leque; Bases técnicas (como segurar e algumas formas de manusear); Principais figuras e transições de movimento.
• Antropofagia: O uso do leque dentro de uma performance de burlesco e a Belle Époque Amazônica.
• Uma Quimera: Criatividade; Criação e as asas da imaginação.
É recomendada para pessoas que estão iniciando, ou que já são iniciadas no burlesco. (+18 anos)
Número máximo de alunos: 25 vagas.
- O que você precisará no dia da aula?
- Água para se hidratar durante as duas horas de aula;
- Roupa confortável para atividade de dança;
- Caderno caso queira anotar alguma informação;
- Algo que simule um par de leques como por exemplo: Duas revistas se possível do mesmo tamanho, dois livros, pratos de plástico, um par de frigideiras, duas folhas de papel, duas folhas de papelão ou caso tenha um par de leques de treino pode usar também! Mas faz parte dessa proposta literalmente: Abrir o seu leque de possibilidades! E experimentar as movimentações com o que você tiver em casa.
Anita Malcher é burlesca e pesquisadora. Estudiosa dos leques de plumas em sua pesquisa de mestrado na Universidade Estadual de Santa Catarina, encontrou no burlesco e na dança com leques a reinvenção de sua aurora criativa no mundo. Nasceu e cresceu em uma família enredada pelas artes cênicas, música e carnaval. No seu trabalho, a artista busca transmitir sua ancestralidade, herança cultural e a história por trás de cada movimento. Atua principalmente como professora de dança e artesã de leques de plumas.