Tira e Vira: 3 dicas para pensar seu figurino sem enrolação

Atualizado: 9 de fev. de 2021

Um dos pontos altos numa performance de burlesco é o FIGURINO. Pensando nisso, separamos 3 dicas para você se atentar no seu vestuário e impactar seu público.

Confira!

Qual o papel do Figurino na performance?


Não é só uma peça bonita, cravejada de pedras, brilhos e plumas. No burlesco o figurino tem a função de ajudar a contar a história da performance. Cada peça a ser tirada tem seu papel, seja ela ajudar na provocação ao público, seja desnudar uma surpresa crucial para o desenrolar do ato. É através do figurino que a ideia se materializa para o público e o tirar de cada peça gera o frisson necessário para que a sua performance seja inesquecível. Por isso, a atenção ao vestir é essencial, afinal é ele que comunica prioritariamente aquilo que sua performance quer dizer. Então, lembre-se, não adianta ser bonito se não comunica a sua ideia.


Mas como começar?


Você teve uma ideia. Pesquisou, estudou e elaborou uma narrativa para a história que quer contar. Agora é hora de resolver como contá-la e o figurino é parte imprescindível nessa tarefa. Dá um desespero mas, calma! Com alguns passos simples vamos te ajudar a desenrolar alguns dos pontos que ninguém se atenta e costumam gerar os maiores problemas!

#DICABURLESCA1: O TEMPO!


#DICABURLESCA2: A ORDEM DOS FATORES PODE ALTERAR O PRODUTO!


#DICABURLESCA3: O PULO DO GATO!



Ah, passar horas pensando tudo isso e não ter cuidado pra onde isso vai na cena, também pode ser um tiro no pé. As lendas do burlesco estadunidense contam que jamais arrancariam seus longos bordados e cobertos de pedrarias para jogá-los ao chão. Era costumeiro entregar a peça para alguém por trás da cortina ou apoiá-la delicadamente sobre um objeto de cena. Não precisa ser via de regra, mas pensar onde seu figurino vai estar evita estragar suas peças ou você tropeçar nela no meio da performance. E ninguém quer escorregar e cair, né?!

DICA EXTRA!!!


Cabelo e maquiagem fazem parte do figurino e da caracterização do personagem. Pense em como vai utilizar esses elementos para reforçar aquilo que está apresentando. Invista em aulas ou pratique o máximo possível. Na programação do #yntb2021 #yntbcomoseraoamanha teremos 3 Workshops, com profissionais de longa data para enriquecer seu conhecimento e te ensinar os vários "pulos do gato" que só a experiência pode apontar.

Não perca essa oportunidade!


#yntb #yntbfestival #burlesque #brazilianburlesque #burlescobrasileiro #burlesquelearning #yntbacademy #escolayntb #burlesco #figurino #teatro

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo